Pular para o conteúdo principal

LFS MG - Licença ambiental para obras de expansão do metrô é aprovada - Diário do Comércio

LFS MG - 

Licença ambiental para obras de expansão do metrô é aprovada - 

Diário do Comércio

 -------------------------------- 

Participe do nosso grupo LFS MG no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/CCop0Egd3NL4c0KokKJ8Fr 

  -------------------------------



Licença ambiental para obras de expansão do metrô é aprovada


Licença ambiental para obras de expansão do metrô é aprovada

Crédito: Divulgação/Metrô BH

As obras de expansão do metrô de Belo Horizonte, aguardadas há décadas pelos mineiros, estão liberadas para começar. Nesta quarta-feira (24), a Câmara Técnica de Infraestrutura (CIF), do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Copam), aprovou o licenciamento ambiental do projeto, o que permite o início das intervenções para ampliação da Linha 1 e implantação da Linha 2.

Atualmente, o metrô da capital mineira tem 19 estações, com cerca de 28 quilômetros (km) de extensão. Nesta única linha existente, a concessionária Metrô BH vai construir, até 2026, a estação Novo Eldorado, que será interligada ao terminal Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), demandando 1,6 km de via permanente. 

Para ligar o bairro Nova Suíça ao Barreiro, a empresa também construirá uma segunda linha, com sete estações e 10,5 km de via permanente. As primeiras obras desta linha do metrô estão previstas para começar em setembro, com o start da operação em 2029. Caso o cronograma se concretize, tanto o começo das intervenções quanto o funcionamento da linha estarão adiantados em relação às datas estabelecidas no contrato de concessão, que eram março de 2026 e 2029, respectivamente.

Em nota à reportagem, a companhia destacou que “o resultado da votação do Copam foi um importante processo para a concessão da licença, que deverá ser emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) dentro dos prazos previstos pela legislação ambiental”. E reafirmou seu compromisso em prover à população da Grande BH “todos os benefícios da concessão do sistema, na maior qualidade e menor tempo possível”.

Revitalização da via permanente e estações da Linha 1

Enquanto não inicia as obras de expansão do metrô de Belo Horizonte, a concessionária responsável pelo modal revitaliza a Linha 1. Na última semana, por exemplo, a empresa concluiu a substituição de 300 metros de via permanente de um dos trechos, entre as estações Santa Efigênia e Central Supermercados BH. A revitalização da linha foi iniciada em novembro do exercício passado, e o prazo determinado no contrato de concessão para conclusão das obras é março de 2027.

Concomitantemente, a Metrô BH revitaliza as estações da primeira linha, com a reforma de bilheterias, construção de banheiros acessíveis, dentre vários processos. Até o próximo ano, a gestora pretende concluir a modernização de dez das 19 estações: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Também para 2025, a companhia projeta iniciar a reforma das outras nove estações: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. A concessão prevê a finalização destas intervenções para 2026.

Investimentos previstos para o modal

A Metrô BH está à frente do metrô de Belo Horizonte desde março do ano passado e permanecerá, ao todo, por 30 anos. Para executar todas as melhorias previstas no contrato de concessão do modal mineiro, o investimento previsto da concessionária é de R$ 3,9 bilhões.

Do total que será investido, R$ 2,8 bilhões são de aportes do governo federal. Outros R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.


Créditos Diário do Comércio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS MINAS GERAIS: Empresa Localiza, de Salim Mattar, que recebeu vantagem fiscal de Zema, bancou a campanha do governador - créditos Brasil 247

LFS MINAS GERAIS:  Empresa Localiza, que recebeu vantagem fiscal de Zema, bancou a campanha do governador em 2022. Créditos Brasil 247 *Participe do nosso grupo no Whatsapp:  https://chat.whatsapp.com/C9jd8MEMbpV1EB6J4zMtFi *Siga nosso Instagram: @redelfsdecomunicacao  ---  http://www.instagram.com/redelfsdecomunicacao   -------------- Localiza, de Salim Mattar, que recebeu vantagem fiscal de Zema, bancou a campanha do governador Empresário que defende privatizações recebeu benefícios do governo de Minas Gerais Leia mais »

Marina Silva é xingada de “vagabunda” em restaurante de BH e registra boletim de ocorrência

  Marina Silva é xingada de “vagabunda” em restaurante de BH e registra boletim de ocorrência Homem em mesa próxima teria direcionado gritos à deputada federal eleita, que considerou o episódio uma representação de “violência política de gênero” Deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) Marcello Casal Jr./Agência Brasil Marcelo Tuvuca da CNN São Paulo 22/10/2022 às 11:11 | Atualizado 22/10/2022 às 11:54 Compartilhe: Ouvir notícia A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) disse ter sido chamada de “traidora” e “vagabunda” no restaurante de um hotel, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, no fim da noite desta sexta-feira (21). Segundo informações da rádio Itatiaia, Marina registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia, onde ficou até 5h, horas antes de participar de uma caminhada com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em BH e Ribeirão das Neves, na região metropolitana. PUBLICIDADE Conforme o boletim de ocorrência, Marina jantava em um restaurante dentro de um hotel onde e

EPR Vias do Café vai investir R$ 1,2 bilhão em rodovias - créditos Diário do Comércio

Infraestrutura/MG - rodovias EPR Vias do Café vai investir R$ 1,2 bilhão em rodovias Além dos investimentos já realizados, que somam mais de 300 milhões, a perspectiva é que nos próximos  sete anos ainda serão investidos cerca de R$ 1,2 bilhão nessas rodovias, em:  Recuperação, manutenção e conservação, realização de obras de ampliação e melhorias e na prestação de serviços de atendimento aos usuários, com destaque para os serviços de atendimento mecânico e médico pré-hospitalar. As informações são do diretor executivo do Grupo EPR, José Salim Kallab Fraih. LEIA O CONTEÚDO COMPLETO → Divulgação EPR Vias do Café