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Licença ambiental para obras de expansão do metrô é aprovada -
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Licença ambiental para obras de expansão do metrô é aprovada
Crédito: Divulgação/Metrô BH
As obras de expansão do metrô de Belo Horizonte, aguardadas há décadas pelos mineiros, estão liberadas para começar. Nesta quarta-feira (24), a Câmara Técnica de Infraestrutura (CIF), do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Copam), aprovou o licenciamento ambiental do projeto, o que permite o início das intervenções para ampliação da Linha 1 e implantação da Linha 2.
Atualmente, o metrô da capital mineira tem 19 estações, com cerca de 28 quilômetros (km) de extensão. Nesta única linha existente, a concessionária Metrô BH vai construir, até 2026, a estação Novo Eldorado, que será interligada ao terminal Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), demandando 1,6 km de via permanente.
Para ligar o bairro Nova Suíça ao Barreiro, a empresa também construirá uma segunda linha, com sete estações e 10,5 km de via permanente. As primeiras obras desta linha do metrô estão previstas para começar em setembro, com o start da operação em 2029. Caso o cronograma se concretize, tanto o começo das intervenções quanto o funcionamento da linha estarão adiantados em relação às datas estabelecidas no contrato de concessão, que eram março de 2026 e 2029, respectivamente.
Em nota à reportagem, a companhia destacou que “o resultado da votação do Copam foi um importante processo para a concessão da licença, que deverá ser emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) dentro dos prazos previstos pela legislação ambiental”. E reafirmou seu compromisso em prover à população da Grande BH “todos os benefícios da concessão do sistema, na maior qualidade e menor tempo possível”.
Revitalização da via permanente e estações da Linha 1
Enquanto não inicia as obras de expansão do metrô de Belo Horizonte, a concessionária responsável pelo modal revitaliza a Linha 1. Na última semana, por exemplo, a empresa concluiu a substituição de 300 metros de via permanente de um dos trechos, entre as estações Santa Efigênia e Central Supermercados BH. A revitalização da linha foi iniciada em novembro do exercício passado, e o prazo determinado no contrato de concessão para conclusão das obras é março de 2027.
Concomitantemente, a Metrô BH revitaliza as estações da primeira linha, com a reforma de bilheterias, construção de banheiros acessíveis, dentre vários processos. Até o próximo ano, a gestora pretende concluir a modernização de dez das 19 estações: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
Também para 2025, a companhia projeta iniciar a reforma das outras nove estações: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. A concessão prevê a finalização destas intervenções para 2026.
Investimentos previstos para o modal
A Metrô BH está à frente do metrô de Belo Horizonte desde março do ano passado e permanecerá, ao todo, por 30 anos. Para executar todas as melhorias previstas no contrato de concessão do modal mineiro, o investimento previsto da concessionária é de R$ 3,9 bilhões.
Do total que será investido, R$ 2,8 bilhões são de aportes do governo federal. Outros R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Créditos Diário do Comércio.
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