SANTANA DO JACARÉ/MG Assentado sobre uma pequena elevação de terreno, numa bacia sitiada na margem esquerda do Rio Jacaré, o município de Santana do Jacaré ...
SANTANA DO JACARÉ/MG
Assentado sobre uma pequena elevação de terreno, numa bacia sitiada na margem esquerda do Rio Jacaré, o município de Santana do Jacaré era, no início do século passado, um pitoresco distrito formado por aprazíveis colinas cobertas de verdejante relva e flores silvestres. O território do distrito era descrito como extenso, fértil e com terras de cultura de melhor qualidade, cobertas de densas florestas e magníficas pastagens. Sua principal fonte de riqueza estava concentrada nas áreas rurais, mais precisamente, nas indústrias de café e na criação de gado.
Na parte urbana, Santana do Jacaré já podia contar, em 1919, com 200 casas (algumas de estilo moderno), um grupo escolar (instalado em 1912), duas Igrejas (Matriz e Rosário), 2 farmácias, um bem montado gabinete de odontologia e 13 casas comerciais de fazendas, armarinhos, secos e molhados. Havia também um fotógrafo e uma banda de música. Sua população era, segundo registros de imprensa, inteligente, trabalhadora, pacífica e ordeira.
*Foto: vista panorâmica do centro de Santana do Jacaré, c. 1910-1920.
Créditos História e Memória de Minas Gerais - Daniel Venâncio.
Comentários
Postar um comentário